A BOA NOVA PARA A JUVENTUDE MOÇAMBICANA

on sexta-feira, 23 de abril de 2010

A ASSEMBLEIA da República criou no dia 22 de Abril de 2010, por meio de resolução, aprovada por aclamação, o Gabinete Parlamentar da Juventude. O gabinete é composto pelos deputados com idade máxima de 35 anos.
O Gabinete Parlamentar da Juventude visa garantir a formação, capacitação e acções que melhorem o desempenho dos seus membros na Assembleia da República. Interage com todas as entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras vocacionadas para acções da juventude.
São atribuições do Gabinete Parlamentar da Juventude promover os direitos da juventude, promover debates para o reforço da cidadania e participação do jovem na liderança e tomada de decisões, assegurar a colaboração e articulação com as diversas organizações nacionais e internacionais que congreguem a juventude nas esferas política, económica e sociocultural e estabelecer a cooperação com organizações congéneres a nível regional e internacional.
O gabinete tem uma direcção constituída por um presidente, dois vice-presidentes e dois vogais, designados pela Presidente da Assembleia da República, sob proposta das bancadas parlamentares, obedecendo o princípio de representatividade.
Reagindo ao facto, o presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Osvaldo Pettersburgo, afirmou que a organização acolhe com imensa satisfação a criação do Gabinete Parlamentar da Juventude. Disse que o desejo de criar o gabinete já vem sendo manifestado desde os tempos da primeira liderança do CNJ.
Osvaldo Pettersburgo destacou o bom senso demonstrado pelas bancadas parlamentares e em particular pela Presidente do órgão legislativo, Verónica Macamo, que tudo fez para que o gabinete fosse criado.
“A Exma Senhora Presidente da Assembleia da República recebeu-nos em Fevereiro. Na ocasião, manifestamos a preocupação de vermos criado o Gabinete Parlamentar da Juventude e o desejo aconteceu em pouco tempo. Esperamos que os dirigentes do gabinete tenham a velocidade necessária para pôr em prática os vários assuntos da juventude. Esperamos que os jovens que vão compor o gabinete não se preocupem somente com os problemas da juventude parlamentar, mas com as aflições de todos os jovens do país. O CNJ está aberto para articular com o gabinete sobre qualquer assunto da juventude”, disse Osvaldo Pettersburgo, para quem a criação do Gabinete Parlamentar da Juventude responde também ao plasmado na Carta Africana ratificada por Moçambique.

Fonte: Noticias


NOTA DO CNJ: Este espaço pertence a todos jovens Moçambicanos, sem distinção de cor, etnia, religião, raça, partido político, classe social, etc, por isso sinta se dono deste espaço contribuindo através de comentários, críticas e ou sugestões.

"JUVENTUDE, AGENDA NACIONAL E PRIORIDADE DE GOVERNAÇÃO"

A sua contribuição é digna do nosso maior apresso.

5 comments:

Anónimo disse...

Esta de Parabens a Juventude Moçambicana.... espero que estes Jovens Depuatados façam de verdade alguma coisa para os Jovens.

António Pedro disse...

vou dizer o mesmo que o meu colega que me antecedeu, está de parabéns a juventude Moçambicana, mas a viragem não é só a criação do gabinete parlamentar para os assuntos da juventude mas também criar o saber fazer nos jovens é que o verdadeiro trabalho que deve ser feito.

Edson UEM disse...

Até que enfim a juventude mostou que tem força e pode fazer mudanças.

Ligia Mutemba disse...

jovens, unamo-nos para usar o espaco que o pais nos da. e hora de usar todo o saber que adquirimos para a verdadeira viragem e nao esperemos que alguem crie por nos, que alguem mostre o caminho...sigamos os tracos existentes das outras geracoes e facamos a nossa trajectoria. se nao o fazemos, corremos o risco de pertencermos a uma geracao que apenas teve nome e nenhuma data ou marco. o nosso desafio e a luta contra a pobreza absoluta e independencia economica e financeira.

Ligia Mutemba

Anónimo disse...

este blog e pouco divulgado, e tem poucas noticiais porque?????????????

Juventude queremos informacao

Enviar um comentário

Acerca de mim

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) é o órgão, segundo a resolução nº 04/96 do Conselho de Ministros de 20 de Março, de coordenação das associações juvenis, de âmbito nacional, desta feita é interlocutor destes com o Estado e outras entidades públicas e privadas nacionais e estrangeiras.

Oferecimento e Designer

Seguidores