CONVITE

on quarta-feira, 23 de junho de 2010

O Conselho Nacional da Juventude vem por esta convidar a todos os Jovens Mocambiçanos a acompanharem em directo o programa sobre ESPECIAL 35 ANOS DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL, a ser transmitido pela TVM nesta quinta feira dia 24 de Junho a partir das 22:45 até as 03:00horas do dia 25 de Junho.
A sua companhia é vital para criar cinergias com vista a fortalecer o espírito Jovem de alta auto-estima, alto sentido de Unidade Nacional e Luta contra a Pobreza Absoluta. Faça deste espaço, o seu habitat...

“35 ANOS DE INDEPENDÊNCIA NACIONAL, TRÊS GERAÇÕES, UM SÓ POVO, UMA SÓ NAÇÃO”

Saudaçoes Juvenis..

"JUVENTUDE, AGENDA NACIONAL E PRIORIDADE DE GOVERNAÇÃO"

O Sonho Jovem, A casa própria...

on

No ano Internacional e decada Africana da Juventude, é digno um presente a altura dos desafios e feitos dos Jovens e, não podia haver melhor presente que este...A fundanção Joaquim Chissano, cujo “Jovem Chissno”, Ex – Presidente da República é patrono, lançou o projecto “Casa Jovem”.
“Temos consciência plena de que o problema da habitação é de dimensão nacional, afectando a maioria dos moçambicanos, sobretudo os jovens, razão por que procedemos ao lançamento deste projecto conscientes de estarmos a contribuir para a solução de apenas uma parte do problema, na verdade muito pequena parte de um vasto problema, mas este é apenas o começo da nossa participação, como parceiros, na solução gradual de um problema que afecta a todos”, rematou “o jovem” Chissano

Este é sem dúvida um passo imensurável para a concretização do sonho jovem da casa própria, contudo, a Juventude Mocambiçana espera honestamente que projectos do género sejam expandidos pelo país a fora. Mais adiante, lança –se simultaneamente um aconselho e convite a todos os Jovens que não tiveram oportunidade de participar no lançamento do projecto Casa Jovem que possam visitar os apartamentos-modelo em exposição no Centro de Conferências Joaquim Chissano em Maputo.


Nota: Esta serve para toda a Juventude Mocambiçana em idade e espirito, sem distinção de cor, raça, etnia, religião, cor partidário, tribo, etc.

“CNJ SEMPRE COM OS JOVENS, PARA JOVENS”

Fundação Chissano abraça sonho jovem

on

Um total de 1836 casas será construído em forma de condomínio aberto no bairro dos Pescadores, zona de expansão da cidade de Maputo, no âmbito de um projecto denominado “Casa Jovem”, promovido pela Fundação Joaquim Chissano.


Foi lançado em Maputo, o projecto está orçado em 100 milhões de dólares norte-americanos, devendo ser desenvolvido em quatro fases distintas, a primeira das quais vai consistir na construção de 352 apartamentos dos tipos I, II, III e IV, o mais pequeno dos quais custará 25 mil dólares norte-americanos ao interessado.
De acordo com os seus mentores, o projecto Casa Jovem tem em vista introduzir um conceito inovador e inclusivo de comunidade habitacional e de serviços em Moçambique, que além da zona residencial prevê áreas comerciais, de lazer, utilidade pública, de escritórios e serviços, entre outras a serem distribuídas de forma moderna e equilibrada ao longo dos 30 hectares de terra disponíveis para o empreendimento.
De acordo com Erik Charas, que procedeu à apresentação do projecto para “casa cheia” no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, explicou que a iniciativa espelha a preocupação suscitada pelo crónico problema de habitação no país, tendo assumido, à partida, o compromisso dos mentores de ir para lá das intenções manifestadas pelo discurso e reflectivas em todo o trabalho preparatório que antecedeu o lançamento da iniciativa.
Intervindo na cerimónia de lançamento do projecto, o antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, patrono da Fundação que promove a iniciativa, explicou que o envolvimento da sua organização enquadra-se naquilo que é o seu plano estratégico que inclui, entre outras acções, a promoção de iniciativas económicas que propiciem o florescimento de uma classe média moçambicana capaz de assegurar a sustentabilidade do desenvolvimento económico, da paz e da estabilidade nacionais.
“Temos consciência plena de que o problema da habitação é de dimensão nacional, afectando a maioria dos moçambicanos, sobretudo os jovens, razão por que procedemos ao lançamento deste projecto conscientes de estarmos a contribuir para a solução de apenas uma parte do problema, na verdade muito pequena parte de um vasto problema, mas este é apenas o começo da nossa participação, como parceiros, na solução gradual de um problema que afecta a todos”, disse Chissano.
Com uma marca profundamente didáctica, o Presidente da FJC chamou à atenção dos jovens, em particular aqueles que lideram iniciativas empresariais empreendedoras, no sentido de se preocuparem mais em passar aos seus potenciais clientes uma mensagem de segurança e seriedade nas suas intenções que, segundo disse, podem ser beliscadas por uma simples carta, redigida com erros ortográficos ou de construção frásica.
Fonte: Notícias

O CNJ PARTICIPA ACTIVAMENTE NO DEBATE DA POLÍTICA E ESTRATÉGIA DE HABITAÇÃO

on segunda-feira, 7 de junho de 2010

Como deve ser do vosso conhecimento, o Ministério das Obras Públicas e Habitação esta num processo de elaboração da Política e Estratégia de Habitação.

Após a realização de debates públicos ao nível de todo o país, agendou-se para o dia 7 de junho, a realização no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano de uma reunião nacional.

Neste contexto, o CNJ convoca todos os Jovens a estar presente neste momento nobre da discussao dum tema bastante actuarial para a Juventude Mocambicana.

A cerimónia contará com as seguintes actividades :

 Intervenção de S.Excia a Governadora da Cidade de Maputo
 Intervenção de S.Excia o Ministro das Obras Públicas e Habitação
 Discurso de Abertura por Sua Excelência Primeiro Ministro
 Apresentação sobre as Linhas Gerais Política e Estratégia de Habitação para Moçambique
 Apresentação e Debate em plenária:
 Gestão do solo e Acesso a infraestruturas; por Arqt° Rui Costa, PCA do Fundo para Fomento de Habitaçào
 Apresentação e Debate em plenária:
 Promoção de Habitação capacitação e desenvolvimento tecnológico:por Arqt° Zefanias Chitsungo, Director Nacional de Habitação e Urbanismo Almoço  Apresentação e Debate em plenária:
 Financiamento a habitação: por Eng Francisco Pereira, PCA do Fundo de Estradas

Nota: Havera refeicoes para todos os participantes

A vossa presenca sera digna do nosso maior apresso

"CNJ SEMPRE COM OS JOVENS E PARA JOVENS"

Conselho Nacional da Juventude forma comunicadores em matéria de HIV e SIDA

on quinta-feira, 3 de junho de 2010

O Conselho Nacional da Juventude em parceria com Unicef, veêm implementando o projecto “Jovens Promovendo os Direitos da Criança”, em 8 províncias nomeadamente: Maputo Província, Gaza, Sofala, Manica ,Tete, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado, cujo objectivo é capacitar e integrar Jovens em Rádios Comunitárias e Unidades Moveis para prevenção do HIV/SIDA

Neste contexto, o CNJ realiza um seminario de formacao de Jovens Comunicadores em matéria de HIV e SIDA e dos direitos da crianca, assim sendo, este, conta com a presenca de pelo menos um comunicador de cada Rádio a participar neste seminario Regional Zona Sul, na cidade da Matola entre os dias 04 a 08 do corrente Mês.

CNJ quer institucionalizar participação da juventude nos conselhos de decisão

on

CNJ quer institucionalizar participação da juventude nos conselhos de decisão

O CONSELHO Nacional da Juventude (CNJ) quer institucionalizar a participação dos jovens nos fóruns de decisão, nomeadamente os conselhos consultivos, de saúde e de escola, numa acção que se pretende decorra a nível das suas representações distritais.

O presidente do CNJ, Osvaldo Pettersburgo, disse ontem ao nosso Jornal que está em implementação, desde meados de Abril, um projecto de formação de 128 jovens oriundos de todos os distritos da província do Maputo, 132 de Sofala e 131 de Tete, para a sua integração naqueles fóruns.
No dia 19 de Junho corrente, a formação deverá decorrer na província de Cabo Delgado, enquanto está por agendar a mesma actividade em Manica, Zambézia e Gaza. Paralelamente, o Conselho Nacional da Juventude está a formar jovens comunicadores de rádios comunitárias em matéria de prevenção do HIV/SIDA. Esta acção decorre a nível regional, tendo sido abrangidos no último fim-de-semana 21 jovens oriundos dos distritos das províncias de Tete, Manica e Sofala.
Na região sul, a formação decorre de quatro a oito de Junho corrente, abrangendo um total de 15 comunicadores distritais das províncias de Maputo e Gaza.
Osvaldo Pettersburgo explicou que a nível dos fóruns de decisão, o que se pretende é que o Governo, através dos ministérios de tutela, possa institucionalizar a participação da juventude.
Os dois projectos, nomeadamente de formação de jovens para a sua participação nos fóruns de decisão e de comunicadores das rádios comunitárias, estão sendo levados a cabo em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O presidente do Conselho Nacional da Juventude disse que estas ocorrem em resposta ao artigo 11 da Carta da Juventude Africana, que sublinha a necessidade da participação dos jovens nos processos e estruturas de tomada de decisão e em particular aos anseios da juventude moçambicana plasmados na Declaração de Cheringoma.
Entretanto, no âmbito do memorando com a Autoridade Tributária de Moçambique, o CNJ já entregou mais de 800 NUIT´s a jovens nas províncias de Maputo e Sofala, numa acção que visa promover a consciência fiscal no seio da juventude.

Conselho Nacional da Juventude em parceria com Unicef, veêm implementando o projecto “Jovens Promovendo os Direitos da Criança”.

on

Desde 2007, o Conselho Nacional da Juventude em parceria com Unicef, veêm implementando o projecto “Jovens Promovendo os Direitos da Criança”, em 8 províncias nomeadamente: Maputo Província, Gaza, Sofala, Manica ,Tete, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado, cujo objectivo é capacitar e integrar jovens em Rádios Comunitárias e Unidades Moveis para prevenção do HIV/SIDA e participação nos Forúns de Decisão.

No âmbito deste programa, em 2007 o CNJ capacitou os Conselhos Províncias da Juventude em matérias de Gestão financeira e Programática; atribuíu um kit completo de equipamento informático (1 Computador e 1 uma Impressora) a cada um dos Conselhos Províncias da Juventude.
Em 2008, realizou a capacitação de cerca de 150 jovens em matérias de Rádios Comunitárias e Unidades Moveis e cerca de 250 jovens em mecanismos de Participação nos Forúns de Tomada de Decisão.

Para promover a maior participação e mobilidade dos CPJs bem como facilitar a monitoria e avaliação ao nível das Províncias, em 2009 o CNJ financiou actividades do CPJ através da descentralização de Fundos, como preconizava a última fase do projecto.

No entanto, em Finais de 2009 a nova liderança do CNJ conseguiu depois inumeros debates e negociações que o financiamento do projecto continuasse até finais de 2011. Sendo que para o presente ano, o CNJ vai dar continuidade as acções de participação de Jovens nos Fóruns de Decisão e prevenção do HIV através e Rádios Comunitárias, tendo já realizado formaçoes para participação de jovens nos fóruns de decisão na Província de Maputo,Sofala e Tete tendo estas sido coroada de êxito.

MOMENTOS DA NOSSA HISTÓRIA

on

Num acto de celebração dos 35 anos da Independência Nacional, a TIM organiza um ciclo de debates sobre 5 (cinco) momentos da nossa história.

O tema do último debate será: “O FUTUROS E NOVAS UTOPIAS”

A gravação deste tera lugar nas instalações da TIM, sita na Avenida Patrice Lumumba n 580 R/C, pelas 15horas deste sabado dias 05/06/10.

A sua presença será digna do nosso maior apresso.

O DEBATE DAS GERAÇÕES

on terça-feira, 1 de junho de 2010

A STV através do programa Debate da Nação apresenta, esta quinta-feira dia 03 de Junho de 2010, às 12:45 horas o famigerado Debate das Gerações.

A ideia surge no âmbito das celebrações dos 35 anos da independência de Moçambique, que este ano é celebrado sob o lema “ 35 ANOS, TRÊS GERAÇÕES, UM SÓ POVO, UMA SÓ NAÇÃO. Aliás, este debate não é mais do que a continuidade do tema iniciado no debate anterior sobre o Processo de Libertação Nacional. Trata-se de um tema aliciante que segundo os organizadores, espera-se conquiste a opinião pública das várias faixas etárias. Outrossim, é o suposto conflito das gerações um fenómeno que nos últimos tempos tem ganhado um vasto terreno e intensidade.

Neste sentido, o Conselho Nacional da Juventude de Moçambique pede, agradece e reitera que todos os jovens moçambicanos independentemente da sua raça, filiação partidária, etnía, orientação sexual, religiosa, nível acadêmico, entre outros estejam presentes neste debate porque afinal é o nosso debate, é o debate da Juventude. E salienta-se ainda que o tempo em que celebramos os 35 anos da Independência de Moçambique, é o nosso tempo, é o tempo de TRÊS GERAÇÕES, UM SÓ POVO E UMA SÓ NAÇÃO.”

Acerca de mim

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) é o órgão, segundo a resolução nº 04/96 do Conselho de Ministros de 20 de Março, de coordenação das associações juvenis, de âmbito nacional, desta feita é interlocutor destes com o Estado e outras entidades públicas e privadas nacionais e estrangeiras.

Oferecimento e Designer

Seguidores