CNJ quer institucionalizar participação da juventude nos conselhos de decisão

on quinta-feira, 3 de junho de 2010

CNJ quer institucionalizar participação da juventude nos conselhos de decisão

O CONSELHO Nacional da Juventude (CNJ) quer institucionalizar a participação dos jovens nos fóruns de decisão, nomeadamente os conselhos consultivos, de saúde e de escola, numa acção que se pretende decorra a nível das suas representações distritais.

O presidente do CNJ, Osvaldo Pettersburgo, disse ontem ao nosso Jornal que está em implementação, desde meados de Abril, um projecto de formação de 128 jovens oriundos de todos os distritos da província do Maputo, 132 de Sofala e 131 de Tete, para a sua integração naqueles fóruns.
No dia 19 de Junho corrente, a formação deverá decorrer na província de Cabo Delgado, enquanto está por agendar a mesma actividade em Manica, Zambézia e Gaza. Paralelamente, o Conselho Nacional da Juventude está a formar jovens comunicadores de rádios comunitárias em matéria de prevenção do HIV/SIDA. Esta acção decorre a nível regional, tendo sido abrangidos no último fim-de-semana 21 jovens oriundos dos distritos das províncias de Tete, Manica e Sofala.
Na região sul, a formação decorre de quatro a oito de Junho corrente, abrangendo um total de 15 comunicadores distritais das províncias de Maputo e Gaza.
Osvaldo Pettersburgo explicou que a nível dos fóruns de decisão, o que se pretende é que o Governo, através dos ministérios de tutela, possa institucionalizar a participação da juventude.
Os dois projectos, nomeadamente de formação de jovens para a sua participação nos fóruns de decisão e de comunicadores das rádios comunitárias, estão sendo levados a cabo em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O presidente do Conselho Nacional da Juventude disse que estas ocorrem em resposta ao artigo 11 da Carta da Juventude Africana, que sublinha a necessidade da participação dos jovens nos processos e estruturas de tomada de decisão e em particular aos anseios da juventude moçambicana plasmados na Declaração de Cheringoma.
Entretanto, no âmbito do memorando com a Autoridade Tributária de Moçambique, o CNJ já entregou mais de 800 NUIT´s a jovens nas províncias de Maputo e Sofala, numa acção que visa promover a consciência fiscal no seio da juventude.

0 comments:

Enviar um comentário

Acerca de mim

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) é o órgão, segundo a resolução nº 04/96 do Conselho de Ministros de 20 de Março, de coordenação das associações juvenis, de âmbito nacional, desta feita é interlocutor destes com o Estado e outras entidades públicas e privadas nacionais e estrangeiras.

Oferecimento e Designer

Seguidores