ANGOLA acolhe V Fórum da Juventude da CPLP

on segunda-feira, 19 de julho de 2010

Luanda - Angola acolhe o V Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FJCPLP) a ter lugar nos dias 19 e 20 do corrente, numa organização do Conselho Nacional da Juventude de Angola e com o apoio do Ministério da Juventude e Desportos.

O encontro, a decorrer em Luanda, será realizado sob lema “Juventude, Um Recurso Estratégico da CPLP”, visando tirar os maiores dividendos das oportunidades que resultarão da VIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, eleição de novos órgãos directivos do FJCPLP, analise do estado de cooperação entre organizações do espaço lusófono, aprovação de uma declaração de mandato a ser submetida à Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

No decorrer do evento, os participantes vão ainda discutir e submeter a aprovação do Plano de Acção do FJCPLP para os próximos quatro anos de forma a incrementar o seu papel na defesa e promoção dos Direitos Humanos, no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, na participação da juventude nos Fóruns de decisão, no combate ao tráfico e abuso sexual de menores, na luta contra o HIV/SIDA e na implementação da Carta Africana da Juventude e das recomendações da Cimeira da Juventude Europa-África.

Vão ainda debater os principais problemas da juventude da CPLP, traçar uma estratégia para participação na Conferencia Mundial da Juventude a realizar-se no México em Agosto, bem como no Festival Mundial da Juventude a ter lugar na África do Sul em Dezembro de 2010.

A assembleia vai contar com a presença de 30 delegados em representação das organizações membros do Fórum, nomeadamente dos Conselhos Nacionais de Juventude de Moçambique (Presidente do FJCPLP), São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Portugal, Brasil, Timor Leste e de Angola, país acolhedor que de igual modo preside actualmente a Mesa da Assembleia Geral da organização.

Em declarações hoje à Angop, o presidente do CNJ, Cláudio Aguiar, considera que o Fórum é uma grande oportunidade que vai levar os jovens da comunidade lusófona a discutir os problemas da juventude e identificar as soluções com vista ao desenvolvimento da nossa comunidade no âmbito dos objectivos do Milénio.

Para o CNJ em particular, a realização deste evento no país vem confirmar o papel do CNJ Angola no contexto internacional sobretudo na liderança de iniciativas de género que promovem o papel da nossa instituição enquanto a maior plataforma juvenil do país.

Cláudio Aguiar assegurou que já se encontram no pais delegados de Moçambique, Guiné Bissau e Cabo Verde enquanto as demais delegações deverão chegar até sábado, dia 17.

O Fórum decorre numa altura que o país vai acolher a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, no quadro da Presidência rotativa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, a ter lugar nos dias 22 e 23 do corrente mês.

Criada há 13 anos, o FJCPLP é uma instituição constituída pelos Conselhos Nacionais de Juventude dos países membros da CPLP e tem como objectivos, contribuir para o reforço da cooperação, partilha de experiências e desenvolvimento da juventude da comunidade nos mais diversos sector.
FONTE: Presidente do CNJ, Claúdio Aguiar

0 comments:

Enviar um comentário

Acerca de mim

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) é o órgão, segundo a resolução nº 04/96 do Conselho de Ministros de 20 de Março, de coordenação das associações juvenis, de âmbito nacional, desta feita é interlocutor destes com o Estado e outras entidades públicas e privadas nacionais e estrangeiras.

Oferecimento e Designer

Seguidores